Pilriteiro
(Cretaegus monogyna)

Família: Rosaceae

O pilriteiro é uma árvore de folha caduca, que ocorre nos bosques do Vale do Lourêdo. Esta árvore, que também pode apresentar porte arbustivo, possui uma copa muito variável, sendo, geralmente, arredondada. Pode atingir os 18 metros de altura, embora geralmente não ultrapasse os 4 metros, e o seu tronco é liso, cinzento-acastanhado e alaranjado nos locais onde apresenta fendas. Os seus ramos possuem espinhos longos, presentes nas axilas das folhas, sendo que alguns se podem desenvolver em ramos laterais que terminam em espinhos. As folhas apresentam lobos dentados e são verde-escuras e brilhantes na página superior, sendo claras, baças e com tufos de pelos brancos na página inferior. A floração ocorre de março a junho e as flores são brancas, por vezes rosadas, e agrupadas. Os frutos do pilriteiro podem ser observados de maio a outubro e são carnudos, globosos e vermelhos ou castanho-avermelhados.

Esta espécie ocorre por todo o território nacional, com menos frequência no sudeste do país. É bastante comum, crescendo em sebes, matagais e bosques cerrados numa variedade de habitats, normalmente em altitudes baixas, preferindo solos mais húmidos. É uma árvore bastante resistente, tanto a temperaturas muito elevadas como muito baixas.

As folhas e os frutos são importantes fontes de alimento para inúmeras espécies, e as flores estão associadas à presença de vários insetos polinizadores. Os frutos são particularmente importantes para várias espécies de aves durante os meses mais frios, quando há menos disponibilidade de alimento, sendo que estas realizam depois a dispersão das suas sementes através das fezes.

Os frutos do pilriteiro são comestíveis e podem ser utilizados para fazer compostas e geleias. Historicamente, as pétalas e as folhas do pilriteiro eram, igualmente, utilizadas na culinária.

Outros nomes comuns: abronceiro, branca-espinha, cambrulheiro, combroeiro, corníolo, escalheiro, escambrulheiro, espinha-branca, espinheiro-alvar, espinheiro-branco, espinheiro-ordinário, estrapoeiro, estrepeiro, pilrito, pirliteiro.