Biometrias
Comprimento: 40-50 cm, cauda: 26 cm.
Peso: 1-2,3 kg
Curiosidades
A fuinha é resistente às picadas de abelhas e vespas, esta defesa permite que se alimente de mel sem se magoar.
Na Europa central, são frequentemente encontradas nos motores dos carros, onde se abrigam para se protegerem do frio.
Fuinha
(Martes foina)
Classe Mammalia, Ordem Carnivora, Família Mustelidae
Descrição geral
A fuinha tem uma pelagem uniforme de coloração castanha, com uma mancha branca que cobre a garganta, o peito e o início dos membros anteriores. Este “babete” branco é característico da fuinha, facilitando a sua identificação. O corpo da fuinha é alongado, com um focinho curto e largo e com orelhas pequenas. As suas patas são curtas e possui uma cauda comprida e espessa.
Alimentação
É um predador oportunista, alimentando-se de uma grande variedade de roedores, pequenos répteis e aves. A sua dieta pode também incluir ovos, artrópodes, frutos, bagas e pode variar consoante a estação do ano e os recursos disponíveis. Pode armazenar reservas de alimento junto à toca, para consumo posterior, particularmente em alturas do ano com mais escassez de alimento.
Comportamento
A fuinha é maioritariamente notívaga e solitária, procurando alimento e explorando o território durante a noite. Durante o dia repousa em tocas, principalmente em cavidades de árvores, mas também pode dormir em ajuntamentos de pedras, sótãos, estábulos, celeiros e até pilhas de cortiça.
Em Portugal
Esta espécie é extremamente versátil e capaz de se adaptar a uma grande diversidade de habitats e, por isso, tem uma distribuição generalizada por todo o país, com a exceção dos Açores e da Madeira. Um dos habitats mais típicos de fuinha são os bosques de folha caduca, mas pode ocorrer na orla de vários tipos de floresta, em encostas rochosas e abertas e, por vezes, perto de zonas urbanas. Não é uma espécie com ameaças específicas, mas existem fatores que podem contribuir para o seu declínio, tais como a perda de habitat , atropelamentos e a caça ilegal.